Cresce número de casos em Brusque
Em 2010, o programa DST Aids de Brusque registrou 49 casos de pessoas soropositivas, portadoras do HIV. Dados que engordam as estatísticas sobre o avanço da doença. A coordenadora do programa na secretaria Municipal de Saúde, Giovana Toazza de Conto, explica que tem havido um leve crescimento de novos casos ano após ano, ainda que em pequeno percentual.
"Todos os anos temos um acréscimo. Não fora do que são os parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS) ou mundiais. Mínimos, mas eles existem", comentou ela, dizendo que o trabalho do DST Aids em Brusque existe há quase 20 anos. O objetivo do mesmo é alertar sobre os riscos do vírus da AIDS, informando as maneiras de prevenção, bem como detectar casos de pessoas infectadas e direcioná-las ao tratamento.
Centenas de casos foram diagnosticados no município desde o inicio dos trabalhos do programa. "Desde a implantação, em 1992, mais de 800 casos foram confirmados em Brusque. Estamos acompanhando, hoje, em torno de 480 pacientes", continuou Giovanna.
Esta semana, a coordenadora do programa apresentou aos membros do Conselho Municipal de Saúde (Comusa), as diretrizes do plano de ações e metas a ser executado em 2011. De acordo com Giovanna, o trabalho voltado ao programa DST AIDS engloba a maior fatia dos investimentos e repasses de recursos feitos para execução do plano.


