Com 20 minutos de atraso, acompanhado do alto escalão e trazendo um maço de folhas nas mãos, o prefeito interino de Roberto Prudêncio Neto (PSD) compareceu à coletiva de imprensa desta manhã (7) aparentando certo nervosismo, porém, demonstrando segurança no relatório que apresentava.
O balanço dos 30 dias de seu governo frente à administração municipal foi marcado por uma apresentação linear de todas as secretarias. A reunião foi no salão nobre da prefeitura.
Além da imprensa e dos secretários, alguns funcionários também acompanharam a coletiva. Depois de um breve cerimonial bastante objetivo, Prudêncio falou dos primeiros dias de sua gestão sempre enfatizando palavras como “tranquilidade, segurança e transparência”, recorrendo constantemente ao maço de folhas para nortear seu discurso.
Uma das grandes satisfações foi o anúncio de que, a partir de agora, todas as pastas têm secretários, já que foram divulgados os nomes dos novos responsáveis pelas secretarias de Assistência Social e Educação, Rodrigo Voltolini e Ivanor de Mendonça respectivamente.
Ao voltar para o assunto do balanço mensal, Prudêncio falou sobre metas que devem ser cumpridas ainda na sua gestão e de objetivos que estão sendo cumpridos ao longo deste último mês.
Prudêncio não deixou de fazer referências à gestão de Paulo Eccel (PT) e Evandro de Farias (PP). Segundo ele, a prefeitura perdeu uma oportunidade de financiamento junto ao Badesc no valor de R$ 6 milhões. O projeto era para o prolongamento da Beira Rio, mas foi cancelado em 24 de abril de 2014 pela falta de apresentação de documentos importantes junto à agência de fomento. O prefeito afirmou que a nova gestão está trabalhando para refazer o projeto.
O balanço efetivamente começou a ser apresentado somente depois dessa explicação. Recorrendo mais uma vez às folhas e aos tópicos de um slide, Prudêncio falou de cada secretaria, afirmando que nenhuma pasta interrompeu suas atividades. “Estamos desburocratizando e dando continuidade às obras e metas. Vimos que muitas situações estavam travadas por burocracia”, comentou.
Educação
Desde o afastamento de Paulo Eccel em março, a Educação estava sem um responsável. Mesmo sendo uma pasta com alta demanda tanto da comunidade como das escolas, Prudêncio acredita que isso não afetou o seu funcionamento. “Pelo contrário, funcionários extremamente competentes continuaram tocando a secretaria”, garantiu. Até a manhã de hoje, quem vinha respondendo pelo setor era a diretora administrativa Isabela Albany.
Turismo
Em relação à secretaria de Turismo, o prefeito interino considerou que alguns espaços estão caóticos. “A Arena Multiuso estava um lixão, com entulhos e faltando 115 lampadários. Todos os extintores, corrimões e portas foram arrancados. Isso me deixou bastante estarrecido”, criticou.
Também foram apontados problemas no Pavilhão da Fenarreco, com goteiras, e no Parque Zoobotânico. “Situação inusitada. Eu não esperava encontrar a prefeitura assim. Faltam todas as licenças para o Zoobotânico”, informou, completando que as melhorias estão sendo providenciadas.
Obras
Questionado sobre a duplicação da Rodovia Antônio Heil e a parceria feita entre a prefeitura e a empresa Fischer, Prudêncio afirmou que nada muda, garantindo que esta é uma prioridade do seu governo. As pavimentações em parceria entre comunidade e município também serão mantidas.
Samae
Prudêncio explicou que houve recentemente uma rescisão no contrato entre a Estação de Tratamento de Água da Renaux View e o Samae. Segundo ele, os serviços não eram como o esperado. O próprio presidente do Samae, Roberto Bolognini, afirmou que esse projeto era enganoso.
Por fim, prefeitura e Samae falaram sobre a necessidade de mudanças no sistema de tratamento da água que, segundo eles, está quase entrando em colapso.



