Sábado é Dia D contra a gripe
As Unidades Básicas de Saúde estarão abertas durante todo o sábado (9) para o Dia D de vacinação contra a gripe. O objetivo da data é possibilitar um horário alternativo para que as pessoas que trabalham durante a semana também possam garantir sua imunização. As UBS atenderão a comunidade das 8h às 17h. Para receber a dose é preciso apresentar a carteira de vacinação.
A meta da Secretaria de Saúde é vacinar 22.810 pessoas até o fim da campanha que teve início nesta segunda-feira (4). A coordenadora de Vigilância Sanitária Clotilde Imianowsky ressalta que a população deve ficar atenta às datas para não perder a imunização e lembra que pacientes acamados devem entrar em contato com sua UBS para agendar a imunização em casa.
A vacina contra influenza protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde para este ano: A/H1N1, A/H3N2 e influenza B. A vacinação é anual devido às mudanças das características dos vírus. Suas mutações exigem que o corpo esteja preparado com novos anticorpos a cada novo ciclo em que o vírus aparece.
A população-alvo inclui crianças entre seis meses e menos de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com 60 anos ou mais, profissionais da saúde, indígenas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.