Um assalto seguido de sequestro relâmpago ocorrido em Blumenau culminou com a prisão de dois suspeitos em Brusque e a recuperação de uma caminhonete levada da vítima. Os autores do crime são de Brusque e a prisão ocorreu após ação de policiais do 18º Batalhão da Polícia Militar, na madrugada desta segunda-feira (4).
Tudo começou na noite de domingo (3), por volta das 22h, quando dois bandidos, armados com um revólver e uma pistola, renderam um rapaz de 17 anos, em um residencial do projeto “Minha Casa Minha Vida”, no bairro Progresso, em Blumenau. A vítima tinha ido buscar um celular no interior da caminhonete Chevrolet S10 LTZ, ano 2013, de cor branca e placas MJJ-9246, de Concórdia (SC).
Os dois assaltantes estavam em uma motocicleta Honda CG 125 Fan KS, de cor preta, placa AWA-6795 de Foz do Iguaçu (PR). Após renderem a vítima, assumiram a direção do veículo e mantiveram o rapaz seqüestrado, fugindo em direção a Gaspar, onde o menor foi solto. Na fuga, os bandidos colocaram a motocicleta na caçamba da caminhonete. Após libertarem a vítima os autores do roubo seguiram em direção a Brusque.
A situação começou a ser esclarecida após os marginais abandonarem a Chevrolet S10 na Rua Dimício Tristão Bittencourt, no bairro Bateas, já no início da madrugada desta segunda-feira, possivelmente para buscá-la mais tarde, tendo em vista que o local é de difícil acesso. No entanto, um morador daquela localidade viu o veículo abandonado e ligou para o telefone 190 da Polícia Militar. Uma viatura foi deslocada para o local e comprovou que se tratava do veículo tomado de assalto em Blumenau.
Imediatamente várias viaturas foram empenhadas e sob o comando do sargento Edson Sidney Gielow, passaram a efetuar rondas, em busca de suspeitos. A guarnição do PPT (Pelotão de Patrulhamento Tático) fez a abordagem de uma motocicleta com dois elementos, na Rodovia Ivo Silveira.
Após fotografar os suspeitos e enviar por celular para os policiais que estavam com a vítima, os dois homens foram prontamente reconhecidos e um deles assumiu que tinha praticado o roubo e a chave da caminhonete estava em sua residência, no bairro Volta Grande.
Vários policiais foram para o local e se depararam com pessoas fumando maconha. Ao perceber a presença da polícia, tentaram fugir, mas foram detidos e encaminhados para a delegacia de polícia, já que alguns deles possuem passagem por diversos crimes. A correria fez com que muitos vizinhos acordassem assustados com a movimentação.
O adolescente que foi surpreendido pelos marginais compareceu na delegacia de Brusque, acompanhado por seus pais. Ele reconheceu Igor Lima Nobre (19), morador do bairro Volta Grande, e Dauglis Jean Oliveira dos Santos (20), que afirma ser morador da Cerâmica Reis, como autores do roubo e do seqüestro relâmpago. O pai da vítima, Ivo Pasqualon (47), agradeceu o empenho da Polícia Militar que prendeu os acusados e recuperou a caminhonete que não possuía seguro.
Fé em Deus
Um fato curioso que merece registro é a fé desta família. Ivo relata que os bandidos estavam acompanhando a movimentação da família há várias horas e que pretendiam invadir o apartamento para roubar objetos de valor. Além de não agirem com mais violência, ele acredita que a fé em Deus salvou sua família do pior. Até uma carteira com dinheiro (mais de R$ 1 mil) que estava no painel foi deixada pelos bandidos. Já na delegacia, sua esposa orava com as mãos sobre a cabeça dos acusados, pedindo para que eles abandonem a vida criminosa.
A dupla foi autuada em flagrante e a motocicleta e a caminhonete S10 entregues à Polícia Civil.