A reunião ordinária da Câmara de Vereadores de Guabiruba foi recheada de vários assuntos na noite desta terça-feira (4). Assuntos estes que vão desde a programação dos 51 anos de emancipação político-administrativa do município, até o decreto de estado de calamidade pública assinado pelo prefeito de Brusque, Paulo Roberto Eccel.
No uso da palavra livre, Osnir Schlindwein, chefe do gabinete da prefeitura de Guabiruba, destacou em minúcias tudo que acontecerá durante as festividades de aniversário. Eventos como a Festa da Integração, a Stadplatzfest e, até mesmo um Rock na Praça serão realizados. Ao final, Osnir ressaltou o convite a toda população guabirubense e regional.
Assunto que repercutiu bastante no uso da palavra livre pelos legisladores foi a baixa adesão comunitária na 5ª Conferência Municipal das Cidades, realizada às 18h30min da última quarta-feira (29) naquela casa legislativa. Além deste, ouros de importância e interesse social foram debatidos na ocasião, como a falta de ordenamento na construção das cidades e a reversão deste quadro com ações governamentais para assegurar a qualidade de vida para os cidadãos.
Os vereadores Haliton Teodoro Kormann, Luciano Schlindwein e o presidente da Câmara, Valdemiro Dalbosco, foram os que lamentaram o fato. Dalbosco, falando por todos estes citados, comenta sobre o fato. Fico preocupado com a baixa participação da comunidade neste evento. Quando foi elaborado o plano diretor também houve pouca participação. Depois de pronto, muitos ficaram surpresos com as decisões feitas naquele documento. Então, é muito importante a participação nestes eventos. Nós precisamos da opinião, da crítica de toda a população. Isso diz respeito a cada um de nós.
Nilton Rogério Kohler, através de indicações, solicitou via Prefeitura, a instalação de redutores de velocidade na Rua Guilherme Ebel, nas imediações da creche do Bairro Lageado Baixo. Da mesma forma, pediu, também, a construção de duas travessias elevadas, antes e depois do acesso a Rua Bela Vista, transversal da Rua Vicente Scharf. Finalizando, levantou uma questão sobre as ruas secundárias, perguntando se estas poderão ser pavimentadas com o sistema de parcerias. Questão esta, posteriormente levantada, também, pelo legislador Jaime Luiz Nuss. Segundo Cristiano Kormann, líder do governo, o sistema de parcerias será, sim, adotado.
Osmar Vicentini, líder do PMDB, preferiu se distanciar de assuntos que dizem respeito estritamente à cidade de Guabiruba e relatou, indignadamente, sobre a situação do município de Brusque, que decretou estado de calamidade pública. Falta organização de alguém, ou alguma coisa está errada (...) Nossa saúde está doente, disse ele se referindo a tomada do poder pelo município do Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux, o Hospital Azambuja.
Também foi destaque na sessão ordinária da Câmara o pronunciamento de Felipe Eilert dos Santos. O vereador comentou sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, que será comemorado nesta quarta-feira (5). Fazendo um gancho, ele sugeriu que se crie uma semana da reciclagem do lixo em Guabiruba. Segundo ele, existe grande interesse por parte de instituições diversas neste projeto.
No mais, os servidores do legislativo também parabenizaram, em massa, os 51 anos de emancipação do município, a ser comemorado no próximo dia 10 de junho.
Na ordem do dia, o projeto de lei nº 6/2013, de autoria da mesa diretora, que denomina via pública municipal foi baixado para as comissões de legislação, justiça e redação final e de Obras e Serviços Públicos. Dois projetos de lei foram aprovados por unanimidade. O de nº 5/2013, que disciplina a participação do município no consórcio intermunicipal do Médio Vale do Itajaí, o Cimvi, autorizando a adesão ao protocolo de intenções, ao contrato de consórcio público e ao estatuto, instituindo o consórcio público como entidade autárquica interfederativa no âmbito da administração indireta do município, e dá outras providências, além do projeto de lei nº 25/2013, que autoriza o chefe do executivo a firmar convênio com a associação artístico cultural São Pedro.
A próxima sessão será realizada no dia 11 de junho, em seu horário regimental, às 19h.



