SDR se coloca contra intervenção a hospital
A secretaria de desenvolvimento regional em Brusque (SDR) divulgou uma nota oficial no início da noite desta terça-feira (4) sobre a intervenção da Prefeitura na direção do Hospital de Azambuja.
No documento, assinado pelo secretário regional Jones Bósio, a SDR afirma que não vai indicar nome para compor o conselho de gestão anunciado pela Prefeitura para gerir a unidade durante a vigência do decreto de calamidade que permitiu a tomada do hospital. A razão para isso, alega a SDR, é que o órgão não teria sido consultado antes sobre a atitude tomada pelo prefeito Paulo Eccel. Confira, a seguir, a nota na íntegra.
NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE O HOSPITAL DE AZAMBUJA
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Brusque comunica ao povo brusquense que com relação à indicação de um representante do Governo do Estado para o Conselho Gestor do Hospital de Azambuja, não indicará nome, pois não foi consultada anteriormente sobre a intervenção da municipalidade na gestão da entidade.
Ademais, estranha-se o comportamento inadequado do prefeito municipal, Paulo Roberto Eccel, visto que, a SDR, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, Hospital de Azambuja, Sindicatos e, inclusive a Prefeitura Municipal de Brusque, já vinham buscando meios para solucionar os entraves ora em questão. É preciso esclarecer que a Secretaria de Estado da Saúde investe em custeio em hospitais que são habilitados na alta complexidade, como por exemplo, o Hospital Santo Antônio, de Blumenau, citado pela administração municipal.
Governo do Estado pode destinar recursos em investimentos para obras e equipamentos, como a construção do Centro de Imagens do Hospital de Azambuja, dentro daquilo que foi solicitado através do Conselho de Desenvolvimento Regional. Ainda em relação à saúde, cabe ressaltar que a Secretaria Regional foi parceira da municipalidade brusquense na destinação de R$ 2 milhões para o Centro de Serviços em Saúde.
No tocante, ainda, declaramos que o prefeito municipal de Brusque vem de forma lasciva denegrindo a SDR, que é sempre sensível aos anseios e reclamos da comunidade brusquense como um todo e não tem medido esforços para solucionar de forma direta, quando de sua competência ou como partícipe com outras entidades que zelam pelo bem estar da população. É preciso haver respeito, pois, quando se fala em SDR estamos também nos referindo àqueles que a constituem, ou seja, os seus servidores, muitos deles com 30 anos ou mais de serviços prestados ao Estado, exercendo sua função dignamente.
Enfim, tal nota de esclarecimento tem por finalidade informar a verdade dos fatos. A Secretaria Regional está de portas abertas a todos os prefeitos, entidades e a toda população dos oito municípios de sua abrangência, sempre atendendo da melhor forma e reconhecendo nossos limites.
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Brusque
Jones Bosio
Secretário Regional