Saiba como funciona o espaço que atende crianças com sintomas de covid-19 em Brusque

A Prefeitura de Brusque abriu na semana passada um centro de atendimento exclusivo para crianças que apresentarem sintomas de covid-19. O espaço diferenciado no Centro de Triagem, localizado no Pavilhão da Fenarreco, conta com dois profissionais de saúde e uma entrada separada do restante dos atendimentos.
Álvaro de Carvalho, coordenador do Centro de Triagem, diz que a intenção ao criar o espaço diferenciado é não misturar o atendimento adulto com o infantil. “As crianças abaixo de dez anos, que estão com sintomas respiratórios devem procurar atendimento. Já as crianças sadias, com algum outro sintoma que não seja respiratório não devem estar procurando o serviço pelo alto risco de contaminação”, explica.
O coordenador diz que o espaço atende em média de 60 a 70 crianças. Após a volta das aulas presenciais, houve um aumento na procura pelo serviço. “Nós notamos que principalmente na primeira semana vieram mais crianças ao atendimento. Por causa dessa situação é que decidimos atender de forma diferente”, revela.
Anteriormente, as crianças aguardavam na fila normal, junto com os adultos. As únicas que tinham prioridade no atendimento eram as de colo. “As crianças choram, ficam impacientes, dependendo do fluxo, o atendimento é demorado. Devemos nesse momento seguir as regras sanitárias, o uso de máscara, o distanciamento social, a higienização das mãos e estar procurando o Centro de Triagem na presença de qualquer sintoma respiratório”, recomenda Carvalho.
O espaço para atendimento infantil funciona de segunda à sexta, das 7h às 19h. No final de semana e nos feriados, o atendimento é o comum, em fila única, junto com os adultos, das 8h às 17h.
Serviço
Centro de atendimento para crianças com sintomas da covid-19
Local: Centro de Triagem (Pavilhão da Fenarreco)
Horário de atendimento: Segunda à sexta, das 7h às 19h
Quem deve procurar? Crianças menores de 11 anos com sintomas respiratórios


