O primeiro troféu na história da Fenajeep é dele
![](https://images.rc.fm.br/w_1600/h_800/arq_121314:noticias:935777:n4531c1929902e94296f9f0c76958e0d8.jpg)
Oscar José Schmidt faz parte da história da Fenajeep. Há vinte anos, quando a primeira festa acontecia, ele tirou o primeiro lugar na prova de Raid. E, desde então, nunca mais parou de ir ao evento. Ele, que também é representante de uma marca do mundo off road, aproveita para trabalhar com o que mais gosta, o jipe. Segundo Oscar, muita coisa mudou de lá pra cá. Naquele tempo não existia a competição de gaiola e nem tantas categorias como hoje.
Competir está no sangue, afirma ele, que, até hoje, ainda participa das competições. Oscar, que tem três filhos, conta que todos adoram e um deles é seu navegador na prova. Este ano, ele tirou em terceiro lugar em uma das categorias do Rally. A Fenajeep não é o único evento que ele participa. Outros pelo Brasil atraem sua presença
Para ele, a Fenajeep é uma festa que une a família e por ser um ambiente agradável, acabou ficando conhecida em vários lugares. Hoje já atendi visitantes da Bahia, Ceará, Belo Horizonte, essa festa une todos que gostam do mundo off road.
Por mais que muitas coisas melhoraram e se modernizaram, Oscar acredita que, antigamente, as pessoas se uniam mais, pois tinham que levar comida, equipamentos para passar o dia nas provas, já que ninguém sabia a hora que iria voltar, se iria ficar atolado ou outro problema poderia aparecer. Nessas situações, um ajudava o outro para que pudessem terminar a prova. Mas ele acredita que isso mudou devido ao fato de que, hoje, existe um veículo adequado para cada prova.