Apesar do atraso, a campanha de vacinação contra a Gripe A está confirmada para iniciar em Santa Catarina no próximo dia 4 de maio e deve se estender até o dia 22 do mesmo mês. Em 2014, a campanha de vacinação iniciou ainda em abril.
De acordo com o Ministério da Saúde, o atraso neste ano ocorreu porque foi necessário aguardar pela atualização de uma das cepas do vírus. A diretora de Vigilâncias em Saúde de Brusque, Clotilde Imianowski, confirma o início da campanha em Brusque para o dia 4 de maio em todas as unidades básicas de saúde do município. Além disso, também está confirmada a data definida pelo Ministério como o dia “D” para a vacinação em 9 de maio.
As doses da vacina oferecem proteção contra três tipos do vírus causador da gripe, a influenza, A (H1N1), A (H3N2) e B. A meta é alcançar 80% de cobertura nos grupos prioritários.
Imianowski reforça que os grupos prioritários para a campanha de vacinação contra a gripe são as crianças maiores de seis meses e menores de cicno anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde e doentes crônicos com recomendação médica (pessoas com problemas respiratórios, cardíacos, com baixa imunidade, entre outros). Em Brusque a meta da Vigilância Epidemiológica é vacinar 22.810 pessoas.
A diretora também informa que clínicas particulares e hospitais que tradicionalmente adquirem lotes da vacina para comercialização já se cadastraram junto à Vigilância Epidemiológica solicitando a autorização para montagem das salas de vacinas para a aplicação das doses.
Publicado por Lana Martins




