A presidente do Sintrivest, Marli Leandro, que também faz parte do Fórum Sindical de Brusque esteve na manhã desta terça-feira (13) no Rádio Revista Cidade para falar sobre o cancelamento do convênio de saúde entre os sindicatos e a prefeitura, que atendia a uma grande parcela da população, e a tentativa de reativação desse serviço.
Esse convênio funcionava com diversos exames cedidos para os sindicatos do município, e alguns sindicatos têm esse convênio há algumas décadas com a Prefeitura de Brusque. Esses exames tinham uma quantidade fechada de acordo com o número de trabalhadores ligado a cada sindicato, através da chamada cota SUS.
E no último encontro, a resposta que veio era de que não era mais possível manter o convênio dos sindicatos, pois não haveria base legal para tal situação. No entendimento do Fórum, a questão não convenceu, pois o percentual investido na saúde pelo município pode ser utilizado da maneira que for necessária, diferente dos recursos federais, que têm destinação obrigatória para programas.
Marli também citou convênios com diversas entidades assistenciais, o que não impediria um convênio entre o poder público e os sindicatos, tanto nos medicamentos quanto nos exames através do SUS. Nos próximos dias, o Fórum Sindical deverá se posicionar em torno do assunto, até mesmo como uma forma de sugerir a continuidade do convênio.
Um levantamento do número de pessoas atendidas foi feito e apresentado pelos sindicatos à Prefeitura de Brusque, para representar o tamanho da população atendida por essas entidades. 10 sindicatos atendem todos os dias com médico para seus associados, e representa de acordo com Marli, uma demanda que o poder público não precisa atender, além de desafogar as unidades de saúde.
O Fórum busca de alguma maneira tentar resolver esse problema que envolve o atendimento aos associados, até por conta do município ter a gestão plena da saúde. E até mesmo uma visita ao Tribunal de Contas pode acontecer para que o Fórum Sindical explique como funcionava o convênio, evitando maiores problemas.



