Novo recall de leite contaminado
A adulteração de milhões de litros de leite, ocorrida no Rio Grande do Sul, continua gerando reflexos em diversas regiões do país, especialmente no Sul. Além do MuMu, lotes de Italac e Líder serão recolhidos do mercado. A informação foi divulgada ontem sexta-feira (31), através da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).
Além da Vonpar Alimentos S.A. anunciar o recall do leite UHT integral MuMu, duas indústrias de laticínios também protocolaram campanhas de chamamento para o recolhimento de seus produtos: a Líder Alimentos do Brasil S/A, que fará um novo recall do leite UHT desnatado Líder, e a Goiasminas Indústria de Laticínios LTDA, com recall do leite Italac integral e desnatado.
774 mil unidades do leite Italac da empresa Goiasminias com numeração de lote compreendida entre os intervalos L 05 KM3 e L 23 KM1, fabricados entre 30 de outubro de 2012 e 9 de novembro de 2012, e válidos até 8 de abril de 2013, farão recall. A empresa informou que houve adulteração no leite.
A marca Líder abrange o lote TAP1MB, fabricado em 17 de dezembro de 2012. A empresa também sustentou que houve a adição de ureia no leite. Na última terça-feira (30), a Vonpar anunciou o recall do leite MuMu. A campanha abrange 147.332 unidades do produto, com numeração de lote 3ARC, 1AJL e 1CPF, fabricadas nos dias 18 de janeiro, 19 e 20 de fevereiro de 2013, respectivamente. A empresa também confirmou que houve a adição de ureia.
As três empresas foram notificadas pelo Ministério da Justiça no dia 8 de maio para prestarem esclarecimentos sobre o envolvimento na Operação Leite Compensado, que apontou adição de uréia e formol ao leite.