O secretário de saúde de Brusque, Humberto Fornari, esteve durante a manhã desta sexta-feira (9) no Rádio Revista Cidade para falar sobre a situação da pasta, principalmente sobre as principais demandas da comunidade. Segundo o secretário, o processo de fila zero da saúde teve um bom andamento nesses três meses de implantação. Porém, a principal informação foi a confirmação da colocação do mamógrafo da Rede Feminina no Hospital Azambuja.
Segundo Fornari, o Hospital Dom Joaquim recebeu um comunicado da Vigilância Sanitária afirmando que o processo de preparação legal para o recebimento do equipamento iria demorar muito. Uma reunião nesta quinta-feira (8) entre a secretaria de Saúde, o Hospital Azambuja e também a Rede Feminina definiu a colocação desse aparelho no local, como era o desejo da própria rede.
Sobre a fila zero da saúde, que começou em março com uma demanda represada de 15 mil consultas de especialidades, e pouco mais de 1200 cirurgias, após três meses as consultas de especialidades estão controladas. Já no caso das cirurgias, pouco mais de 600 cirurgias foram feitas até o final de maio.
Com relação às vacinas para a gripe, nas unidades que têm sala de vacinação, as vacinas que ainda estão disponíveis no estoque da secretaria serão aplicadas. A campanha termina nesta sexta-feira (9), porém, enquanto o lote encaminhado pelo Ministério da Saúde estiver disponível, a vacina será aplicada.
Sobre o plantão pediátrico, muito comentado nos últimos dias em diversos setores, Fornari garantiu que ele existe, porém, o médico pediatra trabalha internamente. Esse médico trabalha junto dos recém-nascidos e também com as crianças internadas na ala pediátrica no Hospital de Azambuja.
O secretário reconhece a necessidade do plantão pediátrico, e a discussão com a administração do hospital é para que além do atendimento interno, esses profissionais façam o atendimento na porta, com os pacientes que chegarem. A ideia é colocar esse médico das 22 às 7h. Existe a possibilidade da contratação de mais um plantonista para a área pediátrica.



