Inicia Campanha da Fraternidade
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propõe a cada ano, através da Campanha da Fraternidade, um itinerário evangelizador voltado para a conversão pessoal e comunitária, em preparação à Páscoa. Em 2011, a CF chega à 47ª edição.
Este ano, a campanha tem como tema O meio ambiente, a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas - causas e conseqüências, sob o tema Fraternidade e a Vida no Planeta e o lema A Criação Geme em Dores de parto. Segundo o padre Ari Erthal, da paróquia São Luiz Gonzaga, "não há como simplesmente virar as costas e não se importar. Afinal, se ocorresse uma catástrofe em nível global, para onde iríamos?
Aquecimento global e mudanças geológicas, nada mais é do que reações às nossas ações. "A Campanha da Fraternidade de 2011 vem alertar desta verdade: tudo o que fazemos pode prejudicar ou ajudar a salvar nosso planeta", comentou o religioso.
Para o padre, a campanha não é uma utopia, mas sim um alerta de que atitudes devem ser tomadas, não por uma minoria, mas por um todo. "Esse planeta é nossa casa. Precisamos ser fraternos, gerar ações que nos levem ao bem comum" continuou ele.
No mês passado, entre os dias 22 e 24, aconteceu um evento catequético onde foram aprofundados os temas da campanha. Um professor de biologia do colégio São Luiz apresentou o tema referente ao aquecimento global, as mudanças climáticas e a responsabilidade de todos.
Na ocasião, segundo relatou o padre, o professor lembrou que o que será proposto pode parecer uma gota de água no oceano, mas que o oceano é formado por essas gotas e cada um pode fazer sua parte.
Durante toda a Quaresma, padre Ari explicou que a paróquia São Luiz Gonzaga estará realizando missas às 9 da manhã, às 17 horas e às 19 horas.
Colaboração: Valdomiro da Motta



