Inbev cria a maior cervejaria do mundo
A InBev, cervejaria belgo-brasileira, fechou ontem (18), por 52 bilhões de dólares a compra da cervejaria Anheuser-Busch, criando a maior cervejaria do mundo. O negócio é também a maior aquisição em dinheiro da história, apesar da crise financeira global. A nova empresa irá se chamar Anheuser-Busch InBev e suas ações serão negociadas na bolsa de Bruxelas a partir do dia 20 de Novembro.
Estimativas apontam que a cervejaria irá produzir cerca de um quarto de toda a cerveja mundial e irá gerar 36 de dólares em vendas anuais. Anheuser-Busch é a fabricante das cervejas Budweiser e da Michelob. À frente das operações da companhia nos EUA, estará o presidente da AmBev, o brasileiro Luiz Fernando Edmond.
A InBev é a cervejaria dominante na Bélgica, Brasil e grande parte da Europa Ocidental. No Brasil. a empresa detém mais de duzentas marcas de bebidas, entre elas a Stella Artois, Brahma, Skol, Antarctica, Becks e Leffe. Emprega 85 mil pessoas e opera em 32 países da América, Europa e Ásia. É a maior cervejaria do mundo em termos de volume de produção, com vendas, segundo o site da empresa, de 274 milhões de hectolitros em 2007.