Botuverá completa 57 anos neste domingo

A cidade de Botuverá comemora neste domingo (9) 57 anos de emancipação político-administrativa. As comemorações acontecem desde sexta-feira (7), quando ocorreu a abertura da 27 Festa Bergamasca, no Pavilhão da Igreja São José, no Centro.
A data de aniversário do município remete ao ano de 1962, quando neste dia foi instalado, oficialmente, o município de Botuverá, até então pertencente a Brusque. Processo que teve início pouco mais de um mês antes, quando em 7 de maio a Assembleia Legislativa homologou a lei 821, de autoria do então deputado estadual Raul Schaffer, que criava os municípios de Botuverá e Guabiruba. A homologação chegou após a Câmara Municipal de Brusque aprovar o desmembramento dos dois municípios, em 28 de abril do mesmo ano.
Os primeiros passos do que hoje é Botuverá aconteceram no ano de 1876, quando imigrantes chegados da Itália, instalados em Brusque após descerem no Porto de Itajaí, se instalaram na região chamada de Porto Franco.
Relatos dos mais antigos moradores dão conta de que perto de 30 famílias montaram moradia na região. Entre estas estariam os Pedrini, Tirloni, Bósio, Bonomini, Molinari, Comandolli, Aloni, Gianesini, Betinelli, Raimondi, Rampelotti, Dognini, Morelli, Tomio e Maestri.
O primeiro prefeito de Botuverá foi Zeno Belli, alçado ao cargo em 1962. O atual é José Luiz Colombi, o Nene.
Atualmente, o município tem uma população estimada de 5.169 habitantes, segundo dados do IBGE.
Fontes: IBGE e Prefeitura de Botuverá



