Morre Ruy Mesquita

Encerrou-se nesta terça-feira (21) parte da história viva do jornalismo brasileiro. Ruy Mesquita, jornalista e há mais de 60 anos diretor de O Estado de São Paulo, morreu na noite de ontem, após ficar internado por quase um mês para tratamento de um câncer na base da língua. Há algum tempo, inclusive, uma cirurgia foi realizada para a tentativa de retirada.Porém, não foi possível conter o avanço da doença.
Ruy fazia parte de uma família renomada de jornalistas e desde 1948 integrava o grupo O Estado. Desde o comando da redação, onde produzia editoriais e reportagens, até a diretoria do diário. Conhecido por suas opiniões fortes sobre temas polêmicos, o Dr. Ruy, como era carinhosamente chamado por jornalistas e autoridades por todos os lugares, exerceu papel de destaque na imprensa repulsiva ao regime ditatorial.
Em um dos momentos mais marcantes de sua carreira, em entrevista ao programa Roda Vida, no ano de 2006, Mesquita admitiu que seu jornal apoiou o Golpe Militar de 1964, mas, ao primeiro momento, acabou se afastando do movimento. O velório acontece na manhã desta quarta-feira (22), na Rua Angatuba, 465, no Bairro Pacaembu, em São Paulo. O enterro será no Cemitério da Consolação, também na capital.

