Prestação de contas segue em ritmo lento
A entrega da prestação de contas ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) dos candidatos que concorreram nas eleições deste ano, em Brusque, está lenta. Essa é a informação do Cartório da 86ª Zona Eleitoral. A razão se deve ao dilatamento do prazo, concedido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aos candidatos que não se elegeram no pleito de outubro.
Inicialmente, o TSE havia estipulado a data de 4 de novembro para que a prestação de contas de cada candidato, ou comitê financeiro, fosse encaminhada aos cartórios. No entanto, no final do mês passado o TSE estendeu esse prazo para o dia 30 de dezembro.
De acordo com o analista judiciário da 86ª Zona Eleitoral de Brusque, Carlos Matti, houve casos de candidatos eleitos que efetuaram a entrega após o prazo determinado pela Justiça Eleitoral. "Alguns (candidatos) entregaram depois do prazo, que era 4 de novembro, encaminhando as prestações de contas nos dias 5, 6 e até 7 de novembro", conta ele.
Carlos frisa que, nestes casos, o Cartório recebeu sem problemas, mas que possíveis sanções aos candidatos pela entrega fora do prazo poderão ser aplicadas pelo juiz eleitoral da Comarca. Entre elas está um possível impedimento de registro de candidatura em nova eleição, justamente por pendência na prestação das contas da campanha anterior.



