Guabiruba sedia a 1ª Festa da Integração

Para comemorar os 51 anos de Guabiruba, a Prefeitura promove a 1ª Festa da Integração, que contempla a Festa do Colono, Encontro de Gaiteiros, desfiles, apresentações culturais, atrações musicais da cidade e muitas outras atividades. A programação do evento e das comemorações do aniversário foi divulgada, oficialmente, nesta segunda-feira (20). A programação inicia com os Jogos Municipais da Terceira Idade, no dia 28, e encerra no dia 28 de julho com a 9ª Stadtplatzfest (Festa de Rua).

De 7 a 10 de junho ocorre a 1ª Festa da Integração no Pavilhão de São Cristóvão, Bairro Aymoré, seguido do feriado de aniversário com atrações no Centro da cidade. A expectativa é reunir cerca de cinco mil pessoas nos quatro dias, sendo que 25 expositores de animais estão confirmados para a Festa, que terá ainda a exposição de produtos agrícolas e artesanato.

De acordo com o prefeito Matias Kohler, a festa tem o intuito de fazer com que tanto o cidadão nascido em Guabiruba, quanto aquele que escolheu a cidade para viver, sinta-se em casa. “Resgatamos a Festa do Colono, o Encontro de Gaiteiros, inserimos apresentações culturais e folclóricas, além de disponibilizar diferentes pratos típicos com o propósito de integrar as culturas da cidade. A festa é realizada ainda por várias mãos, sendo que associações do município serão responsáveis por parte da gastronomia da festa”, afirma ele.

Kohler lembra que a integração ocorre também na realização do evento, que conta com a participação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação de Futebol Educacional de Guabiruba (Afeg), Associação Artístico Cultural São Pedro (Tutti Buona Gente), Memorial Ítalo-Guabirubense Sacristão Francesco Celva.

A programação foi elaborada por uma comissão, que, desde o mês de março, se reúne periodicamente na definição das atrações. Conforme o presidente da comissão organizadora, Osnir Schlindwein, nesse primeiro ano, a música ficará por conta das bandas da cidade. “O trabalho envolve todas as secretarias da administração municipal no intuito de proporcionar uma festividade que contemple toda a população guabirubense”, afirma Schlindwein.