De acordo com dados repassados pela coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Guabiruba, Ana Lúcia Toletino, foi registrado o primeiro caso de dengue no município. O paciente teria contraído a doença durante viagem realizada ao Rio de Janeiro.
Toletino explica que no dia 25 de março foi enviado o exame ao laboratório Lacen, em Florianópolis, e o resultado chegou ao município na semana passada, confirmando o diagnóstico da doença. De acordo ainda com a coordenadora, a Vigilância Epidemiológica vai coletar o material amanhã, terça-feira (14), de mais três pacientes com suspeitas da doença para a realização de exames. Das 12 análises feitas até o momento, excluindo os três casos suspeitos, os outros nove foram descartados por apresentarem resultado negativo. Tolentino também informa que foram encontrados até o momento três focos do mosquito transmissor.
Em relação ao estado, de acordo com boletim divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) na sexta-feira (10), foram confirmados 1.152 casos de dengue em Santa Catarina. Do total, 822 são transmitidos dentro do estado, 80 importados, três casos indeterminados e 247 estão em investigação para definir o local de transmissão. Outros 2.406 casos foram descartados por resultado laboratorial negativo.
Dos 821 casos, estes foram transmitidos em Itajaí e um foi transmitido em Joinville. Em Santa Catarina, até o momento, foram identificados 3.664 focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.



