Udesc abre inscrições para vestibular na terça-feira
As inscrições para o Vestibular de Inverno 2013 da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) iniciam na terça-feira (21). Nesta edição, são oferecidas 1.345 vagas em 34 cursos gratuitos da instituição em dez unidades distribuídas pelo Estado. Os interessados devem se inscrever por meio do site www.vestibular.udesc.br até 18 de junho. A taxa é R$ 90.
O edital com todas as informações será divulgado na terça, mas os candidatos já podem consultar o Guia do Vestibulando, diz a coordenadora do Vestibular da Udesc, Rosângela de Souza Machado. As provas serão aplicadas em 7 de julho em oito cidades de Santa Catarina (Florianópolis, Joinville, Lages, Ibirama, São Bento do Sul, Chapecó, Laguna e Balneário Camboriú). Serão duas etapas, das 9h às 12h30 e das 15h às 19h30.
Em Florianópolis, as oportunidades são para os cursos de Administração (vespertino ou noturno), Administração Pública, Ciências Econômicas, Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Fisioterapia, História e Pedagogia. A unidade de Balneário Camboriú oferece o curso de Engenharia do Petróleo.
Em Joinville, as vagas são para os cursos de Ciência da Computação, Matemática, Química, Física, Tecnologia em Análises e Desenvolvimento de Sistemas e para as Engenharias (Civil, Produção e Sistemas, Elétrica e Mecânica). Em Lages, os interessados podem se inscrever nos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Engenharia Ambiental e Engenharia Florestal.
A Udesc oferece ainda, de forma gratuita, neste vestibular, os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia da Pesca, em Laguna; Enfermagem, Engenharia de Alimentos, Tecnologia em Produção Moveleira e Zootecnia, no Oeste Catarinense; Ciências Contábeis, Sistemas de Informação e Engenharia Sanitária, em Ibirama; e Sistemas de Informação e Engenharia de Produção Mecânica, em São Bento do Sul.
A Udesc continua adotando o sistema de cotas neste vestibular. São 20% das vagas destinadas para estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental e Médio em instituições públicas de ensino, e outras 10% das vagas estão reservadas para pessoas do grupo racial negro, explica a coordenadora do vestibular, Rosângela de Souza Machado.
Colaboração: Phamela Hinhel