Nem mesmo a chuva da tarde desta terça-feira (30) atrapalhou a recepção aos alunos e professores do SESI Escola que voltaram da Dinamarca, após participarem do Torneio Internacional de Robótica First Lego League. Tudo estava preparado para receber a delegação brusquense com muita festa.
Após a chegada do grupo, a coordenadora de educação do SESI Escola, Sandra Freitas avaliou a participação do grupo na Europa. Segundo ela, apesar de não trazer o troféu, os alunos desempenharam bem todas as funções, além do aprendizado que trouxeram da Dinamarca em questões culturais.
A competição foi contra alunos de idades maiores, de 16, 17 anos, e mesmo assim conseguiram se destacar em alguns aspectos contra os mais diversos países, afinal centenas de equipes participaram desse que é um dos torneios espalhados pelo mundo da categoria.
O grupo ficou uma semana na Dinamarca, e por vezes o treinamento foi até tarde para conseguir o melhor desempenho possível. Antes da viagem, os alunos também receberam treinamento específico e acompanhamento psicológico para mostrar o melhor de si.
Para o aluno Arthur Carminatti, uma das partes mais importantes foi a experiência que eles tiveram na Europa, entre conhecimento e as novas amizades criadas com a participação.
Um dos principais desafios dos alunos foi o nível técnico das equipes, que era bastante alto. Outro desafio foi a língua, afinal o inglês era o idioma oficial do campeonato. E não só a equipe brusquense, mas também as equipes de outros países tinham o mesmo problema, afinal a grande maioria estuda, mas ainda não é fluente no idioma.
Independentemente do resultado, a comemoração no retorno foi grande, com muitos cartazes e balões esperando todos que levaram o nome de Brusque mais uma vez para fora do país.



