64% das obras estão irregulares em Guabiruba

Em entrevista ao Jornal da Cidade desta sexta-feira (17), o secretário de Planejamento Urbano, Infraestrutura e Trânsito de Guabiruba, Wagner Paulo Butsch, apresentou detalhes sobre o trabalho de fiscalização e orientação que tem sido realizado no município pelos fiscais em diversas obras. Butsch informou que Guabiruba foi mapeada e dividida em quatro regiões, sendo que nas 285 ruas vistoriadas, 120 construções foram inspecionadas.
Destas, cerca de 80 apresentaram irregularidades. Ou seja, 64% estão sem projetos. O objetivo da fiscalização é fazer com que a população se adeque à legislação municipal e possa usufruir de seus benefícios. O cidadão guabirubense precisa procurar a Prefeitura antes de construir, reformar e até demolir seus imóveis. Segundo ele, existe um plano diretor e o descumprimento da lei prevê embargo, interdição e até multa.
O secretário disse que a população pode ficar tranqüila, pois, neste período, não serão aplicadas multas ou sanções: o objetivo é apenas orientar. Ele também avalia a falta de conhecimento da lei por parte do cidadão, que, embora juridicamente não possa alegar seu descumprimento por desconhecê-la, é sensato por parte do poder público divulgar essas informações.
Wagner Paulo Butsch enfatiza que a cidade precisa pensar no futuro e crescer de forma ordenada. Por isso, é precisão fiscalizar e impedir a construção em áreas de risco e precários, evitando a expansão de assentamentos irregulares que possam comprometer a segurança do cidadão.


