Uma delegação de representantes de entidades e órgãos da sociedade organizada de Brusque. lideradas pelo Grupo de Apoio à Infância e ao Adolescente (Grupia), vai se reunir com as lideranças do sistema de segurança pública e outros órgãos do Poder Executivo estadual, bem como a Assembleia Legislativa, o Tribunal de Justiça e o Ministério Público estadual cobrando efetivo mínimo para os órgãos da segurança pública. Esta foi uma das deliberações na reunião ordinária do grupo, realizada na quinta-feira (9), na Associação Empresarial de Brusque (Acibr).
Um dos pontos centrais, também, foi a situação da falta de vagas para manter apreendidos menores de idade que cometem atos infracionais. O juiz Mycon Rafael Favareto, que responde pela vara da infância e adolescência do Judiciário brusquense, expôs situação em que teve de colocar menores que cometeram um destes. “Pela prática de crimes graves, sete foram liberados por não ter local onde ficassem internados”, pontuou o magistrado.
No painel “Os trabalhos de prevenção às drogas, à violência e aos acidentes de trânsito realizados pelo 18º. Batalhão de Polícia Militar” o Comandante do 18º BPM, tenente-coronel Moacir Gomes Ribeiro e o aspirante-a-oficial PM Roberto Gassenferth Junior apresentaram a dramática situação vivida pela falta de efetivo, além de estatísticas atualizadas sobre os trabalhos realizados.
Paulo Vendelino Kons, um dos idealizadores do Grupia, destacou que “Brusque tem uma grande defasagem de pessoal em todas as áreas relacionadas à Segurança Pública e como resposta concreta ao clamor dos próprios órgãos e da comunidade o Grupia deliberou municiar uma delegação representativa de brusquenses, que estarão se reunindo com as forças vivas do legislativo, executivo e judiciário e do Ministério Público do Estado de Santa Catarina, no sentido de tentar reverter, ao menos parcialmente, essa questão”.
Os membros do GRUPIA discutiram ainda sobre a repercussão e trabalhos concretos relacionados à Carta de Brusque. O Pároco da Paróquia São Judas Tadeu, Padre Pietro Anderloni - PIME, está organizando encontro com todas as lideranças da Paróquia São Judas Tadeu, sediada em Águas Claras, para a comunidade fazer uma reflexão da Carta de Brusque, sobretudo no tocante à Ideologia de Gênero, que foi definida pelo papa Francisco como uma “ideologia diabólica”.
Semana da Família 2015
A Semana da Família 2015 vem com o tema “Família, um presente de Deus!” e o Tema: “A Transmissão de Valores na Família”, e terá sua abertura oficial no Dia Internacional da Família, em 15 de maio, às 8h30, no plenário da Câmara Municipal de Brusque. Amor, Ética, Compromisso, Respeito, Conhecimento, Atitude e Perseverança na relação pais e filhos marcarão as atividades de reflexão, formação e mobilização social da Semana da Família 2015, que se estenderá até o dia 24 de maio. Todos são convidados a participar, compartilhando estratégias, ações e responsabilidades em defesa e na promoção da família.




