Prazo para inscrições foi prorrogado
A secretaria de Estado da Educação avisa alerta que o prazo de inscrição para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foi prorrogado até quinta-feira (14). Até o dia 19 de setembro, mais de 840 pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir a educação básica, já haviam se inscrito no Encceja.
Durante mais de 30 anos denominado como Exame Supletivo, agora o exame passa por uma ampla reformulação, que vai além da simples realização de provas. Aderiram ao exame 649 municípios. Desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o Encceja conta com a parceria de secretarias estaduais e municipais de Educação. As provas serão realizadas nos dias 13 e 14 de dezembro.
O Encceja tem como objetivo avaliar as competências e habilidades básicas de jovens e adultos que não tiveram acesso ao ensino regular na idade própria. Ao realizar quatro provas e, atingindo a média exigida, o candidato é aprovado e recebe certificado do nível de ensino para o qual se inscreveu. A idade mínima para o ensino fundamental é 14 anos e para o ensino médio 18 anos.
As inscrições podem ser feitas pela internet ou nas agências dos Correios. O candidato está isento de qualquer taxa de inscrição. Pela primeira vez o interessado pode se inscrever diretamente no site http://www.inep.gov.br/encceja. Ao acessar a página deverá entrar com o nome do usuário e a senha. Caso o estudante não tenha participado de outras edições anteriores, deve fazer o seu cadastro.
E se o município do interessado não aderiu ao Enceja, o candidato poderá se inscrever em outra cidade mais próxima onde serão aplicadas as provas. Os candidatos poderão se inscrever em todas as disciplinas da educação básica. Para o ensino fundamental as provas serão compostas por questões relacionadas às matérias de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação, hitória, geografia e matemática.
Já o ensino médio abrange as áreas do conhecimento que tratam de linguagens, códigos e suas tecnologias; redação; ciências humanas e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação; ciências humanas e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias.



