Quem acompanha a página do Facebook do Corpo de Bombeiros Militar de Brusque, há muito tem visto que, diariamente, os militares recebem instruções das mais variadas áreas. Os cursos, ou treinamentos, fazem parte de um programa que é feito anualmente, conforme os interesses de aprendizagem de cada batalhão.
Entretanto, na 3ª Companhia do CBM do município, o próprio quartel dispõe de um Programa de Instrução e Manutenção Diária, que disponibiliza aos bombeiros das guarnições plantonistas – grupo que trabalha durante o plantão 24h – informações de técnicas das áreas de atuação dos bombeiros, por cerca de 45 minutos a uma hora.
Segundo o comandante de Brusque, tenente Hugo Manfrin Dalossi, é seguido um cronograma das ocorrências em que os socorristas atuam, seja em combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar, salvamento em altura, produtos perigosos, busca e resgate terrestre, resgate veicular, entre outras.
“Essas aí estou citando, mas tem todas as áreas que o bombeiro pode atuar nesse programa de treinamento”, afirma ele. O plano monta todas as instruções, mas cada grupo escolhe qual tema será ministrado. Ou seja, não necessariamente a guarnição de terça-feira vai receber as mesmas orientações da equipe de segunda.
As aulas, assim também chamadas, são apenas uma revisão do que já foi ensinado no centro de ensino, onde cada um teve a formação bombeiro militar. “Então isso é apenas uma reciclagem, assim pode-se dizer, onde ele vai relembrar conhecimentos, para que esteja fresco na hora de utilizar”, explica.
Além disso, foi reativada, há aproximadamente duas semanas, uma seção responsável por treinamentos. Ela estava inativa devido ao menor número de efetivo. Porém, com a vinda de um bombeiro da reserva, foi liberado um militar que estava exercendo uma função administrativa para dar as instruções e reativar esta seção. “Então nós conseguimos uma vaga para um bombeiro já aposentado, que foi recontratado e está exercendo essa função administrativa. Com isso, consegui liberar um bombeiro para esta área de treinamentos”.
INSTRUÇÃO À MOSTRA
A reportagem da Rádio Cidade também acompanhou uma dessas instruções, na última terça-feira (7), quando os bombeiros receberam o novo Auto Bomba Tanque Resgate (ABTR) e tiveram orientações de uso do novo caminhão. “Cada caminhão tem uma peculiaridade de operação. Assim, eles aprendem como ativar a bomba, como fazer todas as operações, tanto como dirigir o caminhão”.
Neste dia, os militares receberam profissionais da empresa do grupo Triel HT, do município de Erechim, no Rio Grande do Sul – que foram os responsáveis pela transformação do veículo – para as devidas instruções de operação e manutenção da viatura a todos condutores. “A viatura possui um manual de operações e de manutenção, isso tem que ser seguido à risca pra evitar qualquer uso indevido de alguma operação que possa vir a danificar a viatura ou um de seus componentes”.
BM BRUSQUE
Hoje, o município conta com 38 bombeiros militares, incluindo a parte administrativa, seção de atividades técnicas – que seriam as responsáveis pelas vistorias e análises de projetos preventivos – e as guarnições operacionais. “Com esse efetivo, nós estamos conseguindo manter, diariamente, cerca de oito a nove bombeiros militares no treino de socorro, que é quem vai prestar o serviço emergencial. Essa quantidade de efetivo é suficiente para as demandas mais corriqueiras que a gente tem aqui”, mas caso seja necessária maior quantidade de efetivo, ele afirma que há um plano de ação em ocorrências de grande vulto ou calamidades.
Para as instruções, em Brusque, cada guarnição disponibiliza de especialistas em distintas áreas. Com isso, além do sargento responsável pelo grupo diário, há sempre um instrutor diferente que dá as orientações necessárias. Então, no dia anterior, já é decidido qual será o tema da aula e quem será o especialista que ministrará. O CBM de Brusque hoje conta com praticamente todas as especialidades, inclusive no mergulho, que era uma das que menos contava com socorristas.
“Brusque está preparada, tanto em termos de material e, também, estamos recapacitando todas as guarnições para estarem preparadas tecnicamente paras os mais variados tipos de ocorrências”, finaliza.
OUÇA A REPORTAGEM NO ÁUDIO ACIMA DA MATÉRIA




