Clotilde Imianowski, nova integrante da equipe de vigilância epidemiológica de Brusque, disse nesta terça-feira (7) que apesar do atraso na entrega das vacinas contra a Influenza (gripe) neste início de mês, a data para o Dia “D” ainda continua mantida para o final de abril.
De acordo com Imianowski, o atraso da entrega das vacinas em Brusque, assim como em várias cidades do estado de Santa Catarina e boa parte do país está sendo ocasionado pela fabricação do material na indústria alemã, que necessita aguardar a definição de dois novos vírus para iniciar a fabricação da vacina protetora em escala. Clotilde explica que a cada novo ano uma nova fórmula é composta para fabricação da vacina protetora.
As vacinas fabricadas em 2014 já não são mais úteis para imunizar a população neste ano de 2015, somente com novos lotes isto poderá ser possível. Apesar do atraso na fabricação das vacinas, Imianowski acredita que a data para o início da campanha em Santa Catarina deva ser mantida entre 25 e 27 de abril.
Outra informação repassada por ela é que a falta de vacinas do tipo BCG no município continua em falta. A BCG é fundamental na aplicação dos recém-nascidos na prevenção contra a tuberculose. Os estoques também estarão sendo normalizados nos próximos dias. Caso haja a necessidade, a Secretaria de Saúde de Brusque estará agendando um dia de campanha de vacinação para as crianças que não foram imunizadas contra a tuberculose.



