Irmãos Fischer conquista prêmio do Balanço Anual da Gazeta Mercantil
A Irmãos Fischer, fabricante de eletrodomésticos, bicicletas e artigos para construção civil, conquistou pelo segundo ano consecutivo a liderança na categoria Eletrodomésticos/Linha Branca do Balanço Anual da Gazeta Mercantil. A publicação, que está na sua trigésima segunda edição e é considerada um dos mais completos levantamentos do mercado financeiro, apresenta resultados financeiros de 10 mil empresas de todo o País que atuam nos setores de serviços, comércio, indústria e agronegócios. Os critérios de classificação levaram em conta a margem de lucro, o endividamento, o giro dos ativos e a incidência tributária. A Fischer é a única catarinense entre as 30 premiadas de 2008.
Além do bom desempenho alcançado no balanço da Gazeta Mercantil, a companhia comemora também os resultados do ranking Grandes&Líderes - organizado pela Revista Amanhã em parceria com a PricewaterhouseCoopers (PwC), referência mundial em consultoria e auditoria -, que aponta as 500 maiores empresas do Sul do país. De acordo com o levantamento, que utiliza com fonte única de informações os balanços publicados pelas empresas que têm sede em um dos três estados da região, o Valor Ponderado de Grandeza (VPG, indicador que combina patrimônio, receita e lucro) da companhia saltou de R$ 66,8 milhões, em 2006, para R$ 92,4 milhões no ano passado, acréscimo de 38%. Os números renderam seis posições no ranking à Fischer, que pela primeira vez passou a integrar a lista das 300 maiores empresas do Sul.
O mesmo estudo aponta ainda que a companhia consolidou sua força em Santa Catarina ao ocupar a 66ª colocação entre as maiores do Estado, um ganho de sete posições em relação ao mesmo ranking de 2006. A empresa também foi a sexta em crescimento de receita, com uma variação de 39,3% (subiu de R$ 135 milhões para R$ 190 milhões), e a terceira em rentabilidade de patrimônio, com 43,7% - valor que expressa a razão entre o lucro líquido e o patrimônio líquido médio referente ao exercício.
Para o diretor comercial e financeiro da Irmãos Fischer, Edemar Fischer, as conquistas mostram que a companhia tem acertado na estratégia de aliar tecnologia, praticidade e qualidade em prol dos clientes. "O cliente é rei", diz. "Os produtos com a marca Fischer têm design arrojado e atingem diversas faixas de mercado. A preocupação constante em colocar à disposição do consumidor o que há de melhor justificam a confiança que adquirimos junto ao mercado", complementa.
O lema "qualidade de ponta a ponta", adotado pela Fischer há 42 anos, ganhou um novo reforço no último mês de setembro. A empresa brusquense conquistou o Certificado de Qualidade Internacional, um dos mais importantes selos de qualidade do mundo, reconhecido pelo Sistema de Gestão de Qualidade e em conformidade com a Norma ISO 9001 - grupo de normas técnicas que estabelece um modelo de gestão dos negócios.
De acordo com Edemar, a certificação significa a confirmação do reconhecimento da qualidade de produção da Fischer frente ao mercado interno e externo. "O exemplo de organização empresarial nos levou ao êxito. Agora nossa responsabilidade é ainda maior, no sentido de permanecermos motivados para manter e aprimorar cada vez mais os elevados padrões alcançados", assinala o executivo.
Os bons resultados obtidos não vão frear o ritmo de crescimento da Irmãos Fischer, que deve investir R$ 13 milhões este ano ante aos R$ 11,7 milhões aplicados em 2007. A empresa acabou de inaugurar três novas áreas em seu parque fabril, que totalizam 15 mil metros quadrados. Outra área, também de 15 mil metros quadrados, está com a terraplenagem pronta. Quando estiver concluída, a empresa terá um moderno complexo industrial de 55 mil metros quadrados.
Hoje a Fischer está presente em mais de 40 mil pontos de venda espalhados por todo o Brasil. São mais de mil pontos de assistência técnica que oferecem suporte aos produtos da marca. As vendas para o mercado externo, que representam 3% do faturamento, estão concentradas no México, nas Américas Central e do Sul e em alguns países da Europa.
Para 2008, a Irmãos Fischer espera alcançar um faturamento de R$ 250 milhões, o que representaria um incremento de 31,5% sobre a receita de 2007, que chegou a R$ 190 milhões. Para chegar a esse valor, no começo do ano a empresa lançou ao mercado o Fogão TOP, único no País que possui queimadores elétricos e a gás no mesmo aparelho; e o Fogão Sistema Dominó, que agrega unidades independentes de queimadores elétricos e a gás permitindo que o consumidor monte o próprio fogão, adaptando-o às suas necessidades.
A produção contempla as linhas de eletrodomésticos (fornos e churrasqueiras elétricas, churrasqueiras a gás, fogões de embutir - coktop - a gás e elétricos, coifas e depuradores de ar), bicicletas (segmentos infantil, MTB e transportes), construção civil (carrinhos-de-mão, betoneiras com e sem motor, pisos de borracha e pneus de borracha maciça).
A empresa em números:
42 anos de mercado;
57 modelos de produtos de três linhas de produção;
660 colaboradores;
55 mil metros quadrados de parque fabril (até o fim de 2008)
40 mil pontos de venda no país;
1.000 pontos de assistência técnica;
R$ 190 milhões de faturamento em 2007;
R$ 250 milhões de faturamento previsto para 2008;



