Dom Raymundo Damasceno, arcebispo emérito de Aparecida, veio até Brusque nesta quarta-feira (24) para uma missão bastante especial. O religioso veio entregar duas réplicas oficiais da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, uma para o Seminário Filosófico de Santa Catarina (SEFISC) e outra para o Santuário de Azambuja.
Em entrevista coletiva, Damasceno contou da peregrinação que fará por outras cidades catarinenses, como Nova Trento e Tubarão, onde também deixará réplicas oficiais da imagem no Santuário Santa Paulina e na Catedral de Tubarão, como parte das comemorações dos 300 anos da aparição da imagem, no rio Paraíba do Sul, no Estado de São Paulo.
Durante a manhã, ele realizou a entronização (colocação da imagem em local de importância e grande visibilidade) na nova capela do SEFISC, além da benção do ambiente, recém-inaugurado em comemoração aos 35 anos de fundação do seminário. Já durante a noite, ele reza a missa que abre a Festa de Nossa Senhora do Caravaggio, e entronizará a outra réplica da imagem na igreja do Santuário de Azambuja.
Dom Raymundo falou sobre sua vida religiosa, que iniciou com a Congregação Marista no interior de Minas Gerais, e de lá ele desempenhou diversas funções, entre elas de secretário geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), além de ser o arcebispo de Aparecida por 13 anos e ter participado do conclave que elegeu o Papa Francisco, em 2013.
Hoje morando em Brasília (DF), Dom Raymundo afirmou estar feliz com a missão de levar a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida por diversas regiões do Brasil, além de outros lugares do mundo, enquanto esteve como arcebispo no Santuário Nacional.
Ele enfatizou a importância de locais como a cidade de Brusque, e também Nova Trento, recebam a réplica da imagem da padroeira do Brasil. Dom Raymundo comentou a situação do país, afinal vive na capital federal, como uma crise de valores, que acaba refletindo na crise política que a nação vive.
Além da programação em Brusque, Dom Raymundo Damasceno estará nesta quinta-feira (25) no Santuário Santa Paulina, em Nova Trento, presidindo uma missa às 10h, no período da tarde ele irá a Florianópolis. E na sexta-feira (26), o arcebispo emérito estará em Tubarão.



