Tinturarias são multadas por descarte de resíduos no rio

Quatro tinturarias de Brusque foram multadas e agora passam a responder processos administrativos na Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) e serão encaminhadas ao Ministério Público para responder por crime ambiental. A penalidade é resultado da ação de fiscalização executada pelo órgão em parceria com a Polícia Militar Ambiental e o Corpo de Bombeiros de Brusque no último dia 13 de março, quando foram coletadas amostras de resíduos industriais descartados no Rio Itajaí-Mirim em diferentes pontos da cidade.

O resultado da análise do material coletado foi repassado à equipe da Fundema nesta semana e comprovou o inadequado tratamento dos efluentes das empresas. O superintendente da Fundema, Diego Furtado, explica que na ocasião os pontos de liberação de produtos químicos sem tratamento foram identificados com o auxílio de um engenheiro químico da Fundação e acrescenta que novas ações de fiscalização continuarão a ser realizadas pelos profissionais a fim de identificar possíveis irregularidades.

A responsabilização de infratores é uma das partes do trabalho desenvolvido pela Fundema, além da habilitação do município para realizar licenciamento de atividades com impacto local, fato que contribui na política de gestão ambiental ordenada da cidade.

Diego destaca ainda a importância da participação de toda comunidade no ato de denunciar crimes ambientais. Para auxiliar o trabalho de fiscalização do meio ambiente, basta entrar em contato com a Fundema pelo telefone de plantão 8873 1826.