Câmara é submissa ao Executivo, diz vereador
Durante a sessão desta terça-feira (4), na Câmara de Vereadores de Brusque, o peemedebista José Zancanaro reclamou sobre os resultados de um pedido de informações feito por ele ao Executivo, sobre a relação dos contribuintes do IPTU inscritos em dívida ativa. Segundo ele, a resposta dada está longe de ser a que solicitou. Além da falta das informações, o vereador criticou a demora na resposta e o fato de a própria Câmara Municipal ser conivente com a situação.
As críticas do vereador foram mais consistentes ao próprio Poder Legislativo, o qual disse estar a serviço do Executivo. "O legislativo hoje é também vinculado ao Executivo. Na verdade, quase que subserviente. E com essa folga que tem hoje no Legislativo, o Executivo pinta, borda e nada acontece", frisou ele, apontando criticas principalmente para a mesa diretora, da qual também faz parte juntamente com os vereadores Paulina Coelho Härle (DEM), Jonas Oscar Paegle (DEM) e Marcos Benhardt (PSL).
O vereador Dejair Machado (DEM), líder do governo, saiu em defesa do Executivo. Ele disse que desconhecia o fato de as informações terem sido passadas de forma incompleta. "Vou procurar averiguar a forma como isso foi remetido, quais pedidos não foram atendidos e informações que foram sonegadas", garantiu Dejair.
Na sessão de hoje, os vereadores aprovaram 12 projetos de lei. Quatro para títulos de cidadão honorário, um para firmar convênio entre o poder público e a Casa Geriátrica de Brusque, no valor de R$ 99 mil; um para pagamento de indenização por acidente causado por má conservação de rua; e um alterando artigo da lei que dispõe sobre o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.
O vereador Vilmar Muller (PDT) esteve na sessão por poucos minutos. Depois que a reunião começou, atendeu a um telefonema e foi embora. O vereador Ambrósio Mafra Filho (PMN) retornou ao Legislativo depois de semanas afastado por conta de uma cirurgia. No entanto, chegou para a sessão quando restavam poucos minutos para o encerramento da mesma.



