Tendências de inverno apresentadas por Glória Kalil e Samira Campos
O inverno 2011 promete muito charme e elegância. Uma variedade de tendências foi apresentada por Glória Kalil - consultora de moda com um quadro no Fantástico, da TV Globo, e Samira Campos - jornalista especializada em moda, aos lojistas da FIP, convidados, imprensa e blogueiros na tarde desta quarta-feira (9). A palestra, que durou mais de 1h30min, lotou o auditório do centro comercial.
Enquanto a consultora apresentava uma sequência de imagens dos desfiles do São Paulo Fashion Week e Fashion Rio, ela dava dicas do que vai virar tendência. A proposta principal para a estação mais fria do ano é a mistura de pesos entre os tecidos. Usar, por exemplo, tecido de pelos com outro brilhoso.
Rendas, transparências, tricôs, bordados, couro, cores fortes sobrepostas em tons neutros, peles de animais, plumas, xadrez, saias de todos os cumprimentos, estampas de animais e florais, calças tipo cenoura curta, jeans skiny e casacos curtos foram algumas das apostas para a moda desse inverno. Nos pés, o que vai pegar são as botas curtas de amarração e sapatos oxford.
Para quem usou e abusou da calça saruel, shorts desfiados e laços, a notícia é: eles não apareceram nas passarelas esse ano. De acordo com Samira Campos, essas peças que foram mais expostas no verão ficam um pouco de lado. "Apesar de muitas novidades, uma das melhores coisas da moda hoje é que nada sai completamente de moda, as coisas vão se acumulando. A questão é como usar as peças", destaca Glória.
O setor têxtil está atravessando uma crise por falta de matéria-prima. Brusque é uma cidade em que boa partte da economia gira em torno desse ramo. De acordo com Glória Kalil, isso afeta a economia do município, mas a falta de algum tipo de matéria-prima pode ser substituída por outro tipo de tecido.
"Temos uma falta de matéria-prima grande para desenvolvimento de tecidos novos. Mas, a crise é maior nos tecidos planos, do que na malharia. E aqui é uma cidade onde a malharia é mais importante. Então, acredito que tenha tecidos substitutos à altura", finalizou Glória Kalil.


