Nos próximos dias, Brusque será o local de trabalho da Escola Estadual de Defesa do Consumidor. Um caminhão totalmente adaptado pelo Procon de Santa Catarina chega para oferecer conhecimento aos alunos da rede municipal de educação. O caminhão ficará na Praça Sesquicentenário até o dia 13 de abril, recebendo várias escolas.
Segundo o servidor do Procon, João de Oliveira, é importante que iniciativas como esta apareçam na cidade, principalmente no que diz respeito ao direito do consumidor. Quanto mais crianças forem orientadas sobre o Código de Defesa do Consumidor e as oportunidades que ele oferece de assistência, melhor será para o futuro da relação entre vendedor e consumidor.
A diretora estadual do Procon, Elizabete Fernandes, ressaltou o choque de realidade que as crianças têm ao entrar no caminhão. Primeiro, por conta de ser um caminhão grande, onde foram investidos cerca de R$ 1,3 milhão por parte do Procon, com uma sala de aula para 40 alunos simultâneos, com toda a infraestrutura necessária.
O projeto da escola itinerante do Procon é inédito no país, e Brusque é a 18ª cidade onde a estrutura chega para oferecer orientação. A missão, de acordo com Elizabete, é de que todos os municípios catarinenses sejam atendidos por alguns dias, em um trabalho que nem sempre é possível de ser realizado pelos Procons municipais.
No primeiro ano de atuação do caminhão, mais de nove mil estudantes do ensino fundamental e médio foram orientados. Os recursos para a compra e adaptação do caminhão foram arrecadados através do Fundo de Reconstituição de Bens Lesados do Ministério Público de Santa Catarina, Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania e Procon/SC.




