Durante a manhã desta quarta-feira (1), os alunos do ensino inovador da EEB Yvonne Olinger Appel, no bairro Cedrinho, realizaram uma mesa redonda sobre voluntariado e as enchentes que aconteceram em Brusque nos anos de 2008 e 2011. Estiveram no encontro representantes da Defesa Civil, Ação Social, Corpo de Bombeiros e imprensa.
O debate aconteceu no auditório da escola e os alunos fizeram questionamentos sobre a importância de cada órgão presente em situações de emergência, bem a forma como o voluntariado é estimulado através das ações feitas em situações como essa. A conversa envolveu alunos do 2º e 3º anos do ensino médio.
De acordo com a diretora da escola, professora Darci Meire Moreira, a ideia de que uma mesa redonda fosse promovida partiu dos professores e também dos alunos, que já realizaram outras ações envolvendo o voluntariado, principalmente no Asilo do bairro Cedrinho, e querem incentivar a prática na comunidade.
Ainda segundo a professora, várias outras ações devem acontecer durante o ano, através do ensino inovador. Questionamentos como ações emergenciais, atendimento a catástrofes e o papel da imprensa também foram debatidos através do encontro no auditório da escola.
Participaram do debate o representante do Corpo de Bombeiros de Brusque, cabo Carlos Rodrigo da Silva, o agente da Defesa Civil Edevilson Paulino Cugiki, o jornalista Alain Rezini, epresentante da Rádio Cidade, e a voluntária da Ação Social da Paróquia Santa Catarina, do Bairro Dom Joaquim, Isabel Morelli.
Acompanhe o áudio da entrevista com a diretora no topo da página.



