Justiça Eleitoral cancela 87 títulos de eleitores na região

A Justiça Eleitoral fechou na última sexta-feira (24) a relação do quantitativo de pessoas (por região, unidade da Federação e município) que tiveram o título de eleitor cancelado por ausência aos três últimos pleitos. Cada turno é contabilizado como uma eleição, bem como pleitos suplementares realizados. Brusque teve 75 títulos cancelados, Guabiruba oito e Botuverá quatro.
Nas últimas eleições Brusque contava com 81.374 eleitores. Foram identificados 81 faltosos e seis deles se regularizaram, chegando ao total de 75 títulos de eleitores cancelados. Com isso, o número de eleitores regularizados passou a ser de 81.369. Já em Guabiruba eram 14.489 eleitores, foram 10 faltosos e dois se regularizaram, sobrando 14.481 em situação legal. Já o município de Botuverá tinha 4.102 eleitores, foram identificados quatro faltosos e nenhum se regularizou, ficando com o total de 4.098 eleitores.
Consequências
Quem teve o título cancelado deverá pagar uma multa e, em seguida, poderá fazer a regularização da sua situação no seu cartório eleitoral, levando documento de identificação oficial original com foto, comprovante de residência e o título, se ainda o possuir.
A regularização do título eleitoral cancelado somente será possível se não houver nenhuma circunstância que impeça a quitação eleitoral, como omissão de prestação de contas de campanha e perda ou suspensão de direitos políticos, por exemplo.
O eleitor que teve o documento cancelado poderá ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e contrair empréstimos em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo.
A irregularidade também pode gerar dificuldades para inscrição, investidura e nomeação em concurso público; renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; e obtenção de certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado, entre outras.


