Na tarde desta terça-feira (31) aconteceu, na sede do 18º Batalhão da Policia Militar, a premiação dos policiais militares que conseguiram as melhores colocações no programa de Valorização e Reconhecimento dos Policiais Militares (Valorem) da Policia Militar de Santa Catarina. O prêmio é dividido em dois Grupos: Pró-Atividade e Pronta-Resposta.
O cabo PM José Ricardo Steinbach foi o primeiro colocado na categoria Pró-Atividade, que premia policiais militares que desempenham suas funções no setor. A segunda colocação foi o para o soldado PM Gilmar Beuren e o 3° o cabo Ricardo Barg.
A categoria Pronta-Resposta valoriza os policiais que desempenham suas funções e atuam diretamente na rua, no atendimento de ocorrências, confecção de termos circunstanciados, prisões em flagrante, recuperação de objetos, entre outros. Nela, os destaques foram para o soldado PM Thiago Gabriel Schlindwein Schmidt, que ficou com a primeira colocação, o subtenente PM Edenilson Ricardo de Souza, em segundo, o soldado PM Marcos Alessandro Carvalho Urach, em terceiro.
Os policiais militares José Ricardo Steinbach e Tiago Gabriel Schlindwein Schmidt também foram os primeiros colocados do 18º BPM nas categorias Pró-atividade e Pronta-resposta. O soldado PM Thiago Gabriel Schlindwein, além de ser o primeiro colocado no 18º BPM, foi, também, o 1º colocado estadual da categoria, destacando-se pela terceira vez desde a implantação do programa Valorem. Assim, Brusque tem o campeão geral do estado nesta categoria.
O soldado PM Urach, que foi o terceiro colocado conversou com a reportagem da Rádio Cidade e conta que o sistema de premiação Valorem foi criado com o intuito de valorizar o profissional policial militar, tanto em suas atividades individuais quanto em equipe. “Normalmente os ganhadores desses grupos recebem elogios em ficha e o ganho de alguns equipamentos utilizados em trabalho”. Além de ganhar viagens, podendo conhecer outras instituições militares de outros estados, bem como cursos para profissionalização.
Urach foi o terceiro colocado na categoria de Pronta-Resposta, a qual tem pontuação contada pelas atividades desempenhadas em rua. “A pontuação ela é feita de todo procedimento na rua, de todo atendimento de ocorrência, de prisões, confecções de termos circunstanciados, todo tipo de documentação feita pela guarnição. Além disso, também conta a participação em eventos representando a polícia, assim como também na busca pela atualização educacional”.
Na opinião dele, se o profissional tem convicção do que está fazendo, bem como coerência em suas ações, sempre dentro da legalidade e da técnica policial militar, ele não somente se beneficia, mas toda a comunidade. “Eu já participei quatro semestres, desde que cheguei em Brusque. Fui duas vezes o quarto lugar e, agora, acabei sendo o terceiro colocado. Eu estou satisfeito, porque meu objetivo principal é sempre prender bandido, é sempre garantir a segurança da cidade. Eu vou fazer de tudo, com certeza, para garantir o melhor para essa cidade”.
Ainda foram premiados policiais nos municípios de atuação do 18º BPM:
Ilhota: na categoria Pró-atividade o soldado PM Carlos Eduardo Ferreti.
Guabiruba: o soldado PM Mauricio Saldanha Machado, na Categoria Pró-atividade, e o 3° sargento Marcio Wilheln, na Pronta-resposta.
Botuverá: a primeira colocação foi o soldado Luiz Fernando Andrade.
Gaspar: as primeiras colocações ficaram com o soldado PM Airton Buzzi Junior, no Grupo Pronta Resposta, e o cabo PM Charles Kraemer, no Grupo Pró Atividade.