Talentos guabirubenses sob os livros
Duas novas obras entraram para a produção cultural de Guabiruba: Boa Noite ao Tempo, de Méroli Habitzreuter, e a triologia A Múmia Elf, dos estudantes Alvaro Hulber de Souza (14) e Mario Ulisses Hulber Lopes (9). Coordenados pela professora Vera Lucia Hulber, Alvaro foi responsável pela história e Mario pelos desenhos da Múmia, inclusive foi quem escolheu seu nome. O lançamento dos livros ocorreu na noite de quinta-feira (26), no salão nobre da Prefeitura de Guabiruba.
Com a presença do prefeito, Matias Kohler, vice Valmir Zirke, superintendente da Fundação Cultural e familiares e amigos dos autores, o lançamento teve sessão de autógrafos e apresentações artísticas com apresentações teatrais e musicais. Os autores falaram como foi desenvolvido o projeto e demonstraram sua felicidade pelo lançamento das obras.
Os livros foram contemplados com recursos do Edital do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura Nivaldo Kormann, em 2014. O edital deste ano está com as inscrições abertas no site www.guabiruba.sc.gov.br, no banner editais, e os interessados podem se inscrever até 16 de abril. O incentivo é uma promoção da administração municipal, por meio da Fundação Cultural em parceria com o Conselho Municipal de Cultura.
Saiba Mais
O Boa Noite ao Tempo é um livro de narrativas breves e assertivas. Utiliza de uma escrita contemporânea com a intenção de provocar sensações, ações e reflexões. A autora revela que é o resultado de vários anos de escrita. “O lançamento irá colocar à disposição dos leitores, amigos e familiares o encontro com uma narrativa marcante e sensual, que além de oferecer um prato cheio de inspirações, tem o objetivo de incentivar os autores amadores da região a publicarem os seus projetos e ao público usufruir e difundir a literatura como bem comum”, ressalta Méroli, que teve o projeto do seu livro na primeira colocação do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura Nivaldo Kormann, recebendo o auxílio de R$ 7.700.
Já a Múmia Elf é composta por três livros. O primeiro volume aborda o Caso do Desaparecimento das Faixas, o segundo a Biblioteca Assombrada e o terceiro as Velas que se Apagavam. O auxílio recebido foi de R$ 6.250 e envolveu os estudantes Alvaro Hulber de Souza, 14 anos, e Mario Ulisses Hulber Lopes, 9 anos. O livro nasceu do desejo de compartilhar o que dois jovens guabirubenses mais gostam de fazer: escrever e desenhar. “A motivação fez aparecer um pequeno esboço de alguns desenhos rascunhados há algum tempo, que foram sendo aprimorados. Do resultado, surgiu o livro”, destaca Vera.