INPC mais 5% de aumento real

Em assembleia geral o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Brusque (Sintimmmeb) definiu o percentual de reajuste salarial de 7,21% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), mais 5% de aumento real. José Isaías Vechi, presidente do sindicato, explica que também será solicitado que o piso salarial da categoria, que hoje é de R$ 1.070 ,passe para R$ 1.600.

A categoria ainda votou pela manutenção de assistência social de saúde da categoria, pagamento de 50% dos medicamentos com receita médica e continuidade das demais cláusulas sociais. Outro item de extrema importância, segundo Vechi, é a jornada de trabalho. A diretoria do Sintimmmeb entende que é necessária a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução de salário. Hoje, os trabalhadores executam jornada de 43 horas e 30 minutos por semana. Vechi afirma que o sindicato dos Metalúrgicos é um dos poucos sindicatos no país que conseguiu reduzir meia hora na jornada e busca diminuir ainda mais, visando uma jornada mais justa e aumento no número de vagas de emprego no setor.

Agora, após a aprovação da pauta reivindicatória, o documento será encaminhado ao sindicato patronal e, em seguida, será iniciada a negociação entre as partes. A data base da categoria para fechar o acordo é no mês de maio.