A onda de furtos de veículos vem assustando Brusque. Dados da Polícia Civil mostram que durante todo o ano passado, 238 deles foram levados por ladrões no município. O número sobre para 258, considerados os veículos levado sob ameaça das vítimas. Somente nos três primeiros meses de 2015 já são 57 crimes desta natureza registrados, com total de 63 quando inseridos os sob ameaças. Os números apontam crimes ocorridos até às 17h da última quinta-feira (26).
De acordo com os números, os veículos pequenos, de passeio, são os alvos favoritos dos criminosos. Somente em 2014 foram 128 deles levados. Nos três primeiros meses deste ano 20 carros destes modelos pararam nas mãos dos bandidos. As motocicletas vêm sem segundo lugar na lista de preferências dos ladrões: 68 foram furtadas ao longo de 2014 e 19 entre janeiro e o final de março deste ano.
Segundo o delegado Juscelino Carlos Boos, investigações são realizadas, mas a falta de efetivo policial prejudica muito o andamento dos trabalhos. “Diante de um número exagerado de ocorrências desse tipo, hoje eu tenho um policial na investigação. Temos uma grande quantidade de roubos a residências e comércios que também precisam ser esclarecidos e, realmente, a situação está bem difícil com relação a essas investigações”, pontuou o delegado.
Boss lembra que um pequeno percentual de tipo de furtos é descoberto quando o proprietário faz a falsa comunicação de crime. Ações conhecidas como “golpe do seguro” são exemplo disso. “Nos baseamos muito em imagens de prédios e comércios. Em uma dessas investigações flagramos, através de câmeras, um veículo registrado como furto. No entanto, percebemos que alguém usou a chave reserva ou a própria chave principal para levar o carro e depois o proprietário comunicou o furto. A farsa foi descoberta e nós instauramos um termo circunstanciado por falsa comunicação de crime”, diz o policial.
O mapa dos furtos de veículos está bastante dividido nas regiões onde há incidências deste tipo de crime. Entretanto, a área central da cidade é onde ocorre maior parte dos casos. O delegado afirma que a atenção deve ser redobrada quanto ao deixar o veículo estacionado, principalmente em vias públicas. “Para se evitar o furto do veículo é deixar sempre em locais iluminados. Instalar alguns dispositivos de segurança, como travas e alarmes, também ajuda”.
Confira, a seguir, os números completos de furtos de 2014 e 2015 em Brusque.
2014 – de 1º de janeiro a 31 de dezembro
Furtos
Automóvel – 128
Caminhão – 05
Camionete – 21
Motocicleta – 68
Motoneta – 16
Total – 238
Roubos (mediante ameaça)
Automóvel – 08
Caminhão – 03
Camionete – 00
Motocicleta – 08
Motoneta – 01
Total - 20
2015 – de 1º de janeiro a 26 de março
Furto
Automóvel – 20
Caminhão – 01
Camionete – 11
Motocicleta – 19
Motoneta – 06
Total – 57
Roubos (mediante ameaça)
Automóvel – 04
Caminhão – 00
Camionete – 01
Motocicleta – 01
Motoneta – 00
Total - 06
OUÇA NO ALTO DA MATÉRIA A ENTREVISTA COM O DELEGADO JUSCELINO BOOS