Dia Estadual do Conselheiro Tutelar
Como diz o presidente da Associação Catarinense de Conselheiros Tutelares, Paulo Vendelino Kons, "mesmo com o desinteresse velado de autoridades, do poder econômico e de parcela da mídia sobre os direitos da criança e do adolescente, o dia de hoje, 27 de outubro, merece ser celebrado". Através de uma Lei de iniciativa da deputada Odete de Jesus (PRB), está incluso no calendário oficial do estado o Dia do Conselheiro Tutelar de Santa Catarina. Uma sessão solene da Assembléia Legislativa, às 13 horas de hoje, marcará a data, após 13 anos de instalação.
Segundo Kons, a Assembléia Legislativa "soube corretamente interpretar este sentimento de muitos catarinenses, ao convocar uma sessão solene para reconhecer e homenagear o trabalho, muitas vezes heróico e incompreendido, desenvolvido pelos nossos conselheiros tutelares".
O presidente diz ainda que "o conselho tutelar é um espaço onde a própria comunidade, através de seus representantes, atende suas crianças, adolescentes e famílias na defesa, orientação e encaminhamento das necessidades". Vinculados administrativamente à prefeitura municipal, o conselhos tutelar é autônomo em suas decisões. Os cinco membros do colegiado são escolhidos pela comunidade para um mandato de três anos.
Apesar da importância do trabalho exercido pelos conselheiros tutelares, são grandes os problemas vividos. A falta de pessoal de apoio, os baixos salários (alguns inferiores a 100 reais) e a deficiência na infra-estrutura de funcionamento são dificuldades constantes em suas rotinas. Santa Catarina conta com 298 Conselhos Tutelares nos 293 municípios.

