Segunda chamada para ACTs do Estado será em fevereiro
A primeira chamada para os professores da rede pública estadual, realizadas de 24 a 28 de janeiro para contratos de ACT (Admitidos em Caráter Temporário), "transcorreu muito bem", segundo o gerente de Educação da secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional em Brusque (SDR), Moacir Merizio.
Para o gerente, o sistema de avaliações implantado ano passado, que foi contratado pela secretaria de Estado de Educação (SED) e elaborado pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), "funciona bem".
O novo sistema não permite regredir ou avançar, somente segue a ordem de chamada. Caso o candidato da vez não se manifeste, o sistema emite um documento que é assinado por um candidato testemunha, pelo gerente e dois funcionários.
As vagas darão preferência para os professores mais capacitados. Com esse sistema, Moacir acredita que vai acabar incentivando os professores a se qualificarem cada vez mais. Este ano, foram inscritos 40 mil professores ACTs com formação na área (habilitados). Para classificar-se, o participante não pode zerar.
Em Santa Catarina, há quase 16 mil professores admitidos em caráter temporário, que ocupam as vagas dos efetivos quando estes são afastados por licenças, folgas ou atestados. A SED espera contratar até 15 mil profissionais durante o ano.
Quem não conseguir ser contratado, terá outra chance na segunda chamada, que será entre 14 e 17 de fevereiro.



