Educação seleciona semifinalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa
Quatorze estudantes e 14 professores, de 4ª e 5ª série, da rede pública estadual de Santa Catarina, foram classificados, na categoria poesia, para as semifinais da Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro e participam até amanhã (21) da primeira oficina sobre leitura e escrita e da solenidade de premiação regional, em Curitiba (PR).
Entre eles estão Abrão Guilherme Hedler, que escreveu na categoria Poesia sob orientação da professora Roseana Huber de Souza; e, na categoria Artigo de Opinião, Cauana Mendes, sob a atenta orientação da professora Roseana Huber de Souza. Ambos são da EEB Professor Carlos Mafezzolli, de Guabiruba
Em Santa Catarina, o evento é coordenado pela secretaria de Estado da Educação. "O objetivo da Olimpíada é estimular a leitura e o desenvolvimento de competências para a escrita em alunos de escolas públicas", destaca o diretor de Educação Básica, Antônio Elízio Pazeto.
Na região Sul do Brasil foram selecionados, no total, 42 alunos e 42 professores. Somando todos os estados brasileiros e Distrito Federal, foram escolhidos mil participantes para a primeira de uma série de sete oficinas regionais. Com duração de três dias, as próximas seis oficinas ocorrerão nas cidades-pólo de Belo Horizonte, Fortaleza, Goiânia, Belém, Recife e São Paulo.
Após a conclusão dessa etapa, serão indicados 150 textos para a seleção final, em Brasília, em 1º de dezembro, da qual sairão 15 vencedores. Os 150 finalistas, estudantes e professores, receberão medalhas de prata e aparelhos microsystem. Aos 15 estudantes e professores vencedores na etapa nacional serão entregues medalhas de ouro, computadores e impressoras.
As escolas nas quais estudam os 15 selecionados serão contempladas com laboratórios de informática, compostos por dez microcomputadores e uma impressora, além de livros para a biblioteca.


