Problemas podem ser solucionados em conjunto
Nas manhãs de segundas-feiras, os sindicatos patronais e dos trabalhadores na construção civil unem forças para combater problemas característicos e comuns na área de atuação. A parceria resulta em visitas feitas por um representante de cada entidade às obras em andamento na cidade de Brusque e região.
Verificar as condições de segurança, higiene e formalidade são algumas das ações realizadas durante as visitas. O trabalho é de orientação. Na chegada ao local das obras, os representantes dos sindicatos terão uma lista com as normas elaboradas pelo Ministério do Trabalho sobre o setor.
A lista elaborada pela equipe de vistoria detecta problemas como a ausência de equipamentos de segurança (cintos, capacetes, luvas, protetores de ouvidos e óculos), a precariedade do ambiente em que os trabalhadores atuam (falta de banheiros, refeitórios, chuveiros e alojamentos condizentes com a dignidade humana), o combate à informalidade (registro em carteira), entre outros.
De acordo com dados coletados pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sintricomb), duas são as principais causas de mortes e acidentes no setor de construção civil: queda de altura e ausência de fio terra nas betoneiras.


