Prefeito eleito prioriza Educação e Saúde
Dezenas de prefeitos eleitos este ano, ou com gestão em andamento, além de lideranças empresarias e políticas, participaram na manhã de hoje (21) de mais um encontro do Fórum Parlamentar Catarinense, que é formado por 16 deputados federais e os três senadores do estado. O encontro foi realizado no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau.
O objetivo das reuniões, que vêm sendo realizadas nos municípios de maior abrangência econômica de Santa Catarina, foi dar seqüência à série de eventos para apresentação de propostas ao Orçamento Geral da União em 2009. Prefeitos, empresários e outras lideranças políticas esperam ver seus pedidos contemplados através de emendas dos parlamentares catarinenses.
A região de Brusque esteve representada pelo prefeito eleito de Guabiruba, Orides Kormann, de Brusque, Paulo Eccel, e seu vice, Farinha, além do presidente da Associação Comercial e Empresarial (Acibr), Aliomar Luciano dos Santos, e alguns empresários do município.
Os setores de Educação e Saúde foram protagonistas dos pedidos feitos pelo futuro prefeito de Brusque à bancada. "Buscamos identificar os problemas de nossa região e uma das indicações que apresentei são recursos para duas questões que são estruturais de toda essa região: educação profissional e aparelhamento de nossos hospitais", comentou Paulo Eccel.
O presidente da Acibr disse que a classe empresarial terá a missão de cobrar a inclusão das propostas sugeridas às emendas. "Nos comprometemos que, a partir do ano que vem, qualquer missão política que vá à Brasília queremos colocar esse toque social para começarmos a ver na pressão", destacou Luciano Santos.
A senadora Ideli Salvatti (PT), coordenadora do Fórum, afirmou que após ouvidas as propostas, o passo seguinte será de os parlamentares sentarem, discutirem e decidirem o que incluir ou não. "Temos mais quatro reuniões como esta. Normalmente, é uma votação bastante acirrada e vamos aprovar as 18 emendas em nome da bancada", disse ela, enfatizando que muitas das emendas podem ser inseridas de forma individual pelos parlamentares.



