A partir desta segunda-feira (9), o Procon de Brusque estará notificando os responsáveis pelos estacionamentos particulares (rotativos) do município para reunião com órgão, a fim de que estes façam algumas adequações necessárias com base no Código de Defesa do Consumidor. Luiz Carlos Schlindwein, diretor do órgão, afirmou que o Procon tem recebido constantes observações feitas por clientes que ao estacionarem nestes locais se deparam com alguns abusos.
Eles permanecem por poucos minutos, não chegando a completar o período de uma hora, mas quando vão acertar no guichê do estabelecimento, ao invés de ser cobrado pelo período de tempo que o cliente deixou estacionado o veículo no local, os atendentes cobram o valor referente a uma hora de estacionamento. Ou seja, não fracionando os valores pelo período que realmente o cliente se utilizou daquele espaço.
Os clientes dos estacionamentos rotativos entendem ser justo pagar o valor real pelo tempo de uso e que deva ser utilizado o cálculo fracionado. Schlindwein afirmou que o Procon verificou e confirmou a procedência de tais afirmações feitas e que, para evitar prejuízos aos consumidores, o Procon irá se reunir com os responsáveis destes estabelecimentos para esclarecimentos e levantamento de dados. O objetivo deste encontrom explica Schlindweinm é que haja consenso na cobrança dos valores sem haver excessivo ônus aos clientes.
Também de acordo com o diretor, independentemente da exposição de placa indicando que o referido estacionamento não se responsabiliza por danos, furtos ou roubo, este direito está assegurado ao consumidor, por se tratar de risco inerente à atividade da empresa.