Desde o mês de setembro o governo federal deixou de repassar os valores referentes ao pagamento das parcelas as escolas parceiras do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Institucional (Pronatec). Por conta do atraso de pagamentos, novas vagas, que deveriam de ser anunciadas no mês de fevereiro, foram proteladas para março, na primeira semana.
O governo, em nota oficial ainda no mês de fevereiro, havia informado de que já tinha liberado mais de R$ 100 milhões para serem repassados às escolas participantes do Pronatec. Porém, na semana passada emitiu um novo comunicado, adiando a divulgação de novas vagas. Muitas dúvidas surgiram desde então por parte dos interessados que aguardam o período de inscrições dos cursos.
O diretor do Senai/Brusque, Vanderlei Cardoso, trouxe alguns esclarecimentos nesta segunda-feira (9) sobre o assunto. Inicialmente, a informação repassada pelo Ministério da Educação (MEC) é que o início das aulas passaria do dia 7 de maio para o dia 17 de junho e que o período de divulgação das nova vagas para as instituições ocorrerá no dia 13 de abril. Cardoso também informou que mesmo com o anúncio de novas vagas ter sido postergado não comprometerá a realização dos cursos e que serão concluídos de acordo com o que determina cada grade curricular.
Outra informação é que os cursos que, atualmente, estão sendo realizados pelo Pronatec no Senai de Brusque e que iniciaram no ano passado, serão concluídos, pois o atraso no repasse de verbas é referente as novas vagas que deverão ser anunciadas no mês de abril.




