A partir deste feriado de 1º de maio, a temporada de pesca da tainha está aberta em Santa Catarina. Na primeira etapa, está liberado o arrasto de beira de praia e também a pesca para embarcações não motorizadas. Já a pesca motorizada estará liberada a partir do dia 15 de maio, enquanto que as grandes embarcações serão liberadas em 1º de junho.
A portaria que libera a pesca foi publicada na última semana, e trata de questões para a exploração sustentável da espécie, com regras específicas para a pesca industrial e também para a artesanal.
Mesmo com a diminuição do número de licenças para a pesca em relação a 2016, a expectativa é de que essa nova portaria traga uma pesca mais organizada, e mesmo com a diminuição, a pesca possa registrar um acréscimo em relação ao último ano, que já teve uma das maiores safras nas últimas décadas.
A norma contribuirá, ainda, para a adequação dos esforços de pesca da espécie com o objetivo de respeitar a capacidade de renovação dos estoques, considerados abaixo da condição mínima para o repovoamento natural devido à sobrepesca.




