Após o encontro com as entidades esportivas, onde o macro projeto da Vila Olímpica foi apresentado, no final de fevereiro, o próximo caminho era apresentar esse projeto ao Ministério dos Esportes. O prefeito Paulo Eccel conseguiu esse encontro com o ministro George Hilton na noite de quarta-feira (4), em Brasília (DF).
Eccel se mostrou mais animado com a sequência da Vila Olímpica, principalmente após as palavras do ministro, que afirmou ver o projeto no caminho certo. Algumas situações para o andamento do projeto devem aparecer em breve. Porém, o caminho agora é a fase burocrática, com as contratuais dos terrenos e, também, o projeto detalhado de cada área da vila.
O encontro reuniu vários prefeitos de Santa Catarina e durou cerca de três horas, quando o ministro mostrou seus objetivos à frente da pasta dos esportes. George Hilton também pediu um projeto elaborado para a Vila Olímpica com base na lei do incentivo ao esporte, com o comprometimento do ministro em buscar apoio de grandes empresas públicas para as obras.
Esse é o grande desafio da Prefeitura e das entidades a partir de agora, segundo Eccel, pois os projetos detalhados, com previsão orçamentária terão de ser feitos pelas equipes de trabalho do poder público e também por parte das entidades, já que cada uma participará dos projetos, assim como na construção do macro projeto de divisão de espaços da vila.
Sobre a participação de outros órgãos na captação de recursos, como no caso do governo do estado, de empresas privadas e também do governo federal, o prefeito afirmou que empenho não faltará para reunir o máximo de parceiros possíveis para que as obras em cada área iniciem o quanto antes, apesar da Vila Olímpica, como um todo, ser um projeto demorado, justamente pelo seu tamanho.
Eccel salientou ainda a importância do terreno já estar garantido para essa obra, além da área total, de cerca de 480 mil metros quadrados, o que impressionou a maioria dos prefeitos catarinenses que estiveram neste encontro com o ministro dos esportes.
Confira no alto da página o áudio com a entrevista do prefeito sobre a Vila Olímpica.