Pai da urna eletrônica
Na manhã deste domingo (5), o Jornalismo da Rádio Cidade recebeu em seu estúdio a visita do "pai da urna eletrônica", o desembargador Carlos Prudêncio. Ele falou aos ouvintes sobre a evolução no sistema de votação no Brasil, que hoje conhece os candidatos eleitos poucas horas após o encerramento das votações, por meio da urna eletrônica.
O invento é invejado por todos os países que ainda mantém o antigo sistema de sufrágio de votação, com cédulas de papel. Este antigo modelo, deixava margens para dúvidas quanto à apuração e o resultado era divulgado após muitas horas e até dias depois da apuração.
E, para quem pensa que o Brasil deve se manter no atual sistema, o jurista Carlos Prudêncio destaca que um novo sistema irá facilitar a votação em breves momentos. De acordo com o desembargador, em pouco tempo o eleitor não precisará sequer sair de casa para escolher o candidato.
O novo sistema de votação já está sob análise do Tribunal Superior Eleitoral e poderá ser implantado em Brusque,de forma pioneira, já em 2010.


