Transporte coletivo e problemas nas escolas
Na sessão ordinária da câmara municipal de Guabiruba desta terça-feira (2), o vereador Luciano Schlindwein falou sobre o transporte coletivo na cidade. Segundo ele, alguns horários foram deixados de ser feitos em alguns itinerários, sem nenhum prévio aviso.
“Fui procurado por uma usuária que trabalha em Brusque e que ficou no ponto de ônibus no horário e ele não veio. No outro dia, a mulher entrou em contato com a empresa e foi relatado a ela que, durante 30 dias, ninguém mais usou a linha na rua Sibéria no Bairro Aymoré”, relatou ele.
Segundo o vereador, a mulher disse que é mentira, porque ela usa ônibus esse horário e, por isso, o legislador vai solicitar um ofício para que as pessoas responsáveis pela empresa de ônibus respondam ao problema para ver se não existe a possibilidade de estar retornando com o horário novamente.
O vereador afirmou que foi procurado por uma outra moradora do Bairro Aymoré, relatando que houve também mudanças de horários do ônibus, prejudicando alguns alunos que estão chegando atrasados nas escolas.
Felipe Eilert dos Santos ressaltou os debates que vêm acontecendo nas sessões e citou o exemplo do vereador Haliton Teodoro Kormann sobre uma situação que ele diz ter ocorrido em uma escola do município. No caso, estaria faltando materiais de limpeza. Denúncia essa feita na sessão anterior e, prontamente, o líder de governo, Cristiano Kormann, já trouxe resposta do Poder Executivo, explicando o que aconteceu nas escolas.
“É isso, realmente, o que a gente gostaria de ver entre a relação do Poder Legislativo e o Executivo. A transparência de todos os lados e que o trabalho de vereador seja realmente feito com responsabilidade”, destacou.
O presidente da câmara, Waldemiro Dalbosco, usou a tribuna para falar sobre uma reunião que teve com integrantes da escola Cesário Regis, no Bairro Lageado Baixo, Ele expôs os problemas do educandário.
“A idéia é visitar todas as escolas do município para, realmente, se ter uma radiografia e poder verificar como estão as partes físicas, educacionais do município de Guabiruba. E a escola Cezario Regis parece ser uma das mais precárias. Tanto é que conversamos com a associação de pais e alunos, também com o prefeito Matias Kohler, e na, próxima semana, estaremos reunidos para ver quais as ações a serem tomadas para a melhoria da escola”, frisou ele.