Ocorre no dia 25 de março, às 19h, a audiência pública que vai tratar do licenciamento ambiental para a construção da barragem de Botuverá. A audiência será realizada no salão paroquial da capela São João Batista, no Bairro Ribeirão do Ouro. O local fica cerca de dez quilômetros do centro de Botuverá, próximo à área que vai receber a obra.
A barragem de Botuverá será responsável pela contenção de 15,7 milhões de metros cúbicos de água. O projeto prevê construção em concreto compactado a rolo. Serão 37,6 metros de altura. A profundidade estimada é de 16,6 metros com 3,5 quilômetros de extensão. Ela será construída a 15 quilômetros do centro do município. A vazão máxima estimada do Rio Itajaí Mirim, em Brusque, é de 720 m³/s. Com a estrutura pronta, cairia para 570m³/s.
O secretário de estado da Defesa Civil, Milton Hobus, afirma que construção da barragem faz parte do projeto que começou com o Estudo da JICA, em 2009. Conforme o Secretário-Adjunto, Rodrigo Moratelli, a obra está orçada em R$ 115 milhões.
A construção da barragem está prevista para 2015 e terá uma duração total de, aproximadamente, 30 meses até a conclusão. A barragem de Botuverá é primeira pensada com autossuficiência e uso múltiplo do Brasil. De acordo com os estudos de viabilidade, a estrutura poderá ser utilizada para conter cheias, irrigar o solo, gerar energia e se necessário abastecer cidades a jusante, que sofram com escassez de água potável.
Publicado por Lana Martins




